Tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Alcântara marcada pela forte presença de cidadãos

DSC04710Foi sem margem de dúvidas a Assembleia de Freguesia mais participada dos últimos quatro  anos, sendo certo que muitos dos presentes, eram convidados,  exteriores s à freguesia.

O Presidente da Assembleia  cessante, Nuno Pintão,  começou por dar posse aos 13 eleitos das quatro  forças politicas concorrentes nas eleições do passado dia 29 de Setembro, (PS, PSD/CDS, CDU e Move Alcântara), entregando depois ao  primeiro candidato da lista mais votada, Davide Amado,  do PS,  a condução dos trabalhos, que por sua vez  apresentou uma proposta de nomes para a composição do executivo da Junta, integrada por quatro socialistas  e uma comunista. Esta lista foi aprovada com 9 votos a favor, 3 contra e uma abstenção.
20131022_204919Depois de recomposto o numero de elementos da Assembleia de Freguesia, com as necessárias substituições dos eleitos para o executivo, passou-se à votação da Mesa da Assembleia , que passou a ser presidida por um elemento do PCP, com outros dois  elementos do PS.

O então eleito Presidente da Assembleia, Rui Silva,  fez um  breve discurso, onde destacou a necessidade dos órgãos autárquicos desenvolverem a acção para a defesa da freguesia e de todos os alcantarenses. Convidou depois  as forças politicas a dirigirem breves palavras, tendo então sido feitas com a seguinte sequência:
DSC04724-Vítor Sarmento, do Move Alcântara, que depois de saudar os órgãos eleitos e todos os presentes, realçou  a necessidade de se fazer uma grande aposta na participação dos cidadãos na vida politica e em particular  na nossa autarquia;
– Teresa Costa, do PCP, que enfatizou várias linhas de acção do programa eleitoral do seu partido, comprometendo-se a lutar por elas;
– Isabel Faria, do PSD, que afirmou que os eleitos da coligação PSD/CDS iriam assumir as funções com o espirito de poderem  servir Alcântara;
– Dias Baptista, do PS, que afirmou a linha traçada pelos eleitos do  PS na Assembleia de Freguesia, de virem a ser um importante suporte da actividade dos elementos do PS no executivo a Junta.

20131022_205101Finalmente foi dada a palavra a Davide Amado, na qualidade de Presidente da Junta. Registámos em primeiro lugar a elevação da forma e da qualidade da intervenção, quando comparada com a anterior Presidente. Foi um intervenção também  curiosa, não só por ter sido a mais extensa, mas sobretudo pelo facto de uma boa parte das suas palavras se terem transformado em mais   uma intervenção do PS e não do Presidente da Junta, como seria expectável. Esta constatação fundamente-se nas  referências à sua campanha eleitoral; nos   agradecimento aos socialistas e independentes que com ele trabalharam na campanha,  nas referências feitas ao Presidente da CML, o socialista António Costa, entre outras .
Não pudemos deixar de registar a ausência   de referências  ao acordo   firmado entre o PS e o PCP , para a governação da autarquia, matéria que não nos parece ser de  somenos importância.
Na outra metade da  intervenção,  desenvolveu as suas  ideias para Alcântara, mas que só o dia a dia vai mostrar como vão acontecer.

Sobre blocoalcantara

BE Alcântara
Esta entrada foi publicada em Assembleias de Freguesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s