ASSEMBLEIA DE FREGUESIA REUNE NA QUINTA FEIRA, DIA 3 DE OUTUBRO PARA ANALISAR MATÉRIAS RELATIVAS AO DESPACHO DE ACUSAÇÃO DO ASSESSOR DA PRESIDENTE DA JUNTA

Conforme se pode ler na convocatória  que aqui publicamos, Convocatória Extraordinária 3 Outubro (1) ,  a Assembleia de Freguesia reúne com caracter extraordinário na próxima quinta feira, dia 3 de Outubro, a partir das 21 horas.

Vai estar em apreciação o despacho do Ministério Publico,  Despacho de Acusação Jorge Nuno de Sá em que o assessor da Presidente da Junta, Jorge Nuno de Sá, passa de arguido a acusado pelo desvio de dinheiros da Junta de Freguesia entre 2010 e 2011.

Acontece que na reunião  da Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 12 de Setembro, o Presidente da Assembleia perguntou à Presidente da Junta se existia ou não alguma carta proveniente da Justiça e que pudesse merecer a atenção da Assembleia. A esta pergunta a Presidente disse que estes assuntos eram apenas da competência do executivo e como tal nada tinha a informar.

Já depois desta reunião, o  eleito do BE obteve  a informação de que uma magistrada do Ministério Publico teria assinado o despacho de acusação no mês de Agosto. Nessa medida, enviou um email a 16 de Setembro a solicitar informações sobre este caso, tendo enviado um outro s 18. Dado que estas mensagens foram sempre enviadas por intermédio do Presidente da mesa, importa referir que este incluiu sempre várias observações importantes, como forma de contribuir para uma resposta rápida e concreta da Junta.

A verdade é que  apenas quase ao fim da manhã do dia 26,  o despacho chegou à posse dos eleitos da Assembleia de Freguesia. Coincidentemente, nessa madrugada, o Move Alcântara tinha então enviado uma carta aberta á Comissão Politica Distrital do PSD, questionando sobre o que se afigurava  ser a falta de ética da Presidente da Junta e do seu assessor neste processo.

No dia 27, pelo menos três jornais publicam noticias sobre este caso: Correio da Manhã, Publico e Sol. http://www.publico.pt/local-lisboa/jornal/candidato-do-psd-a-alcantara-acusado-pelo-mp-de-se-ter-apoderado-de-dinheiro-da-junta-27157464 //  http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/candidato-a-junta-de-alcantara-acusado-de-peculato

Dois factos a assinalar ainda:
1.  A Presidente da Junta só deu conhecimento à Assembleia de Freguesia do conteúdo da carta, cerca de 15 dias depois de a ter recebido, apesar de questionada sobre esta matéria no concreto na Assembleia de dia 12 e por escrito no dia 16, o que prefigura uma clara obstrução à função fiscalizadora da Assembleia, a que seguramente não foi alheio o calendário eleitoral, como é fácil de perceber;
2.  A acompanhar a entrega do despacho,  a Presidente da Junta enviou uma carta em que informa ter sido encontrado um envelope com mais de 7 mil euros DOC 3 (1) . Basta lermos os comentários em alguns jornais para percebermos que qualquer cidadãos vê esta facto como uma ridícula tentativa de provar o que mais de 18 meses de investigação concluíram e ao mesmo tempo procura também passar a responsabilidade para uma ou mais funcionárias da Junta, o que torna ainda mais vergonhosa a actuação da Presidente da Junta e da tesoureira,

É neste cenário que todas as forças politicas responderam positivamente à proposta do Presidente da mesa para que se realizasse uma reunião da Assembleia de Freguesia com caracter extraordinário no dia 3 de Outubro.

Como tem sido habitual, os cidadãos podem usar da palavra no inicio destas reuniões.
Sabemos que  Jorge Nuno de Sá enviou ao Presidente da mesa uma mensagem onde manifesta a sua intenção de usar da palavra neste ponto da ordem de trabalhos.

Por ultimo,  não podemos deixar de registar algumas declarações de Jorge Nuno de Sá , onde procura inventar uma cabala contra si, montada pelo eleito do BE  ou por alguns funcionários da Junta, afectos ao PCP, numa clara falta de respeito aos técnicos do DIAP e dos magistrados que encontraram matéria para o acusar, sendo ao mesmo tempo  um atentado à ética dos  trabalhadores da autarquia.

Sobre blocoalcantara

BE Alcântara
Esta entrada foi publicada em Assembleias de Freguesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s