HOMENAGEM AO AMIGO JORGE JORDAN – dia 14 de setembro às 22 h na ASA

Erva Cheiro em Évora 209O nosso amigo e camarada Jorge Jordan vai ser homenageado do sábado , dia 14 de Setembro, a partir das 22 horas, na Academia de Santo Amaro.

Muitos músicos amigos se vão juntar para evocar a sua pessoa através da sua grande paixão, que era a musica.
O Jorge fez parte da lista apresentada pelo BE em 2009 à Assembleia de Freguesia de Alcântara, freguesia onde nasceu, viveu e morreu.

Aqui deixamos um resumo do seu percurso musical pessoal:

Jorge Manuel Jourdan Augusto nasceu em Lisboa e 10 de Junho de 1956 e faleceu a 10 de Julho de 2013. Tinha 57 anos.

– Com 13 anos fez parte do Coro da Escola Francisco de Arruda, tendo estado nessa qualidade na RTP, por ocasião do dia de Portugal em 1969.
– Participou na Oficina de Samba da comunidade Afro- Brasileira
– Com Pedro Vallenstein compôs as músicas para as peças; Galieleu  Galilei e Ananuke, no Teatro S.Luiz e várias Escolas Secundárias, tendo também participado como actor;
– Tem vários poemas musicados de Marquesa de Alorna, Eugénio de Andrade, Francisco Vasconcelos
– Nos anos 74/76, Colaborou com o Grupo de Acção Cultural (GAC). Em vários momentos participou em várias sessões de canto livre a par de José Jorge Letria, Afonso Dias, Francisco Fanhais, Vitorino, Samuel, Duarte, Tino Flores;
– O jornalista João Pedro Botelho escreve em 1975 que : “ o rapazola de 18 anos tinha o “topete” de actuar entre dois dinossauros, ao cantar no Pavilhão Dramático de Cascais com José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Apenas em 1989, participa na SMUP ( Parede) num espectáculo organizado pela rádio local, ao lado de José Mário Branco.
–  Por diferentes vicissitudes da vida esteve ausente do palco até ao ano 2000, quando se junta ao Grupo Erva de Cheiro.
– Já com o Erva de Cheiro participa na gravação do 1º CD do grupo, onde é incluído um poema de marquesa de Alorna por si musicado.
– Em 2004 participa no projecto “30 anos- 30 canções de Abril”.
– Em 2007 participa na gravação do 2º CD do Erva de Cheiro “ Que viva o Zeca”, tendo participado nos cerca de 20 espectáculos deste tributo.
– Também em 2007, com outros músicos, participa no tributo a Adriano Coreia de Oliveira “ cantaremos Adriano”, de que resultou também a gravação de um CD.
– Em 2011, foi finalista no Festival Cantar Abril, organizado pela Câmara Municipal de Almada. Participou também na edição  deste Festival em 2013,  com um tema que não foi selecionado, com poema do Alexandre Castanheira.
-Participou em vários programas televisivos e radiofónicos. A sua ultima aparição televisiva deu-se no dia 25 de Abril de 2o12, na RTP, ao lado de Luis Pires e Vitor Sarmento. Os três temas que cantaram, dedicados ao 25 de Abril, acabaram por se tornar numa  homenagem ao Miguel Portas, que tinha falecido no dia anterior e de quem eram amigos.
CARTAZ REFEITO

Sobre blocoalcantara

BE Alcântara
Esta entrada foi publicada em Sem categorias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s