TUNEL DE ALCÂNTARA VAI SER PINTADO ! APAURB procura voluntários para reforçar a equipa…

O apelo é claro: participação cívica em horário pós laboral. De 7 a 30 de Agosto. Inscrições abertas

O apelo é claro: participação cívica em horário pós laboral. De 7 a 30 de Agosto. Inscrições abertas

É com agrado que tomámos conhecimento que a APURB tomou nas suas mãos a pintura do Túnel de Alcântara. No sitio na internet,http://ocorvo.pt/2013/08/01/arte-urbana-quer-abrir-tunel-de-alcantara-a-cidade/ a noticia não podia ser mais clara e citamos: “A passagem pedonal subterrânea de Alcântara vai beneficiar de uma acção de reabilitação promovida pela Associação Portuguesa de Arte Urbana (Apaurb). A iniciativa, com início previsto para 7 de Agosto, aposta no voluntariado de cidadãos e entidades para a limpeza e pintura desta infra-estrutura de um dos eixos rodo-ferroviários de Lisboa” A noticia diz ainda que: A Apaurb conta com a colaboração de diversas entidades para a realização do projecto. A Associação de Comerciantes das Docas de Santo Amaro vai fornecer refeições para os artistas durante DSC03911as intervenções. A Câmara Municipal de Lisboa prometeu colaborar na instalação de andaimes, sinalização e no policiamento. Octávio Pinho admite a O Corvo que, da autarquia, tiveram “zero em [outros] apoios”, embora reconheça que a câmara “está um bocado de mãos atadas”, pelas dificuldades administrativas de uma contribuição mais avultada para o projecto. A associação ainda não teve resposta aos pedidos de autorização da Rede Ferroviária DSC03894Nacional (Refer), mas “vai avançar” com a iniciativa. A Fundação Museu Oriente vai contribuir para o projecto através de contactos com outras instituições, para que também ajudem, e organiza com a Apaurb debates relacionados com a arte e a reabilitação urbana. Os cidadãos que se pretendam voluntariar para as acções também se podem inscrever na recepção do museu. Contactos: info@foriente.pt // 213585200.

EM ABRIL, FOI DSC03896RECUSADA PELA MAIORIA QUE GERE A JUNTA, UMA RECOMENDAÇÃO APRESENTADA POR VITOR SARMENTO Recordamos que na reunião da Assembleia de Freguesia de Alcântara, realizada no passado mês de Abril, foi reprovada uma recomendação apresentada por Vitor Sarmento, precisamente sobre esta situação. Felizmente na Assembleia Municipal de Lisboa também desse mês, o PSD e o PS, DSC03906votaram favoravelmente a mesma moção, apresentada pela bancada do BE.
Aqui fica o pdf onde pode ser lida a referida recomendação:  Passagem subterranea

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4 respostas a TUNEL DE ALCÂNTARA VAI SER PINTADO ! APAURB procura voluntários para reforçar a equipa…

  1. Célia diz:

    Agora que nos aproximamos de eleições é bom lembrar as pessoas de Alcântara a falta de consideração e a estreiteza de visão do executivo e da assembleia de freguesia. Os interesses mesquinhos e os preconceitos estiveram sempre à frente dos verdadeiros interesses da população. Até uma simples recomendação de melhoraria duma passagem pedonal foi reprovada! Francamente!

  2. Luis Miguel diz:

    Boa tarde,
    Parece-me bastante louvável que ao fim de tantos anos haja uma iniciativa qualquer, por quem quer que seja, que vise recuperar o túnel de Alcântara. Posto isto, passemos às dúvidas:
    – o terreno onde o túnel está construído, e o próprio túnel, são propriedade de quem – CML, JFA, CP, APL ou um bocadinho de cada?
    – quantos dias vai aguentar a tinta nova e a cara lavada, tendo em conta as infiltrações e consequente escamamento das paredes, o cheiro intenso a urina, os graffiteiros e os vândalos?
    – Até que ponto é que a pintura vai transmitir (pelo menos a quem necessita de usar esta passagem diariamente) a segurança necessária, já que não existe iluminação suficiente, policiamento/segurança permanente, câmaras de vigilância, cancelas ou qualquer mecanismo que o garanta?
    – esta passagem deveria ser, para além de um acesso às plataformas da CP, uma passagem subterrânea que permite atravessar a linha do comboio entre uma zona ribeirinha e bastante movimentada (principalmente à noite) e o resto da cidade e transportes públicos. Tem uma escada rolante que está desactivada há anos e não dispõe de qualquer meio que facilite o acesso a deficientes motores (elevador, cadeira eléctrica ou rampa em ‘z’), em qualquer dos 5 acessos. O que é que está a ser feito neste sentido e qual o envolvimento da CP nestes melhoramentos?
    – existe actualmente apenas uma bilheteira automática neste túnel (já lá vai o tempo em que houve uma bilheteira assistida e posteriormente 3 bilheteiras automáticas – a CP tem vindo a reduzir as bilheteiras com prejuízo para o utente). Não só dificulta a fluidez de emissão de bilhetes como promove os assaltos (isto quando está em funcionamento). À superfície existem bilheteiras tradicionais com pelo menos um funcionário em permanência em horário de expediente. Não existe, no entanto, qualquer contacto (voz ou imagem) entre uma bilheteira e a outra. Em que sentido é que a CP está a ser responsabilizada por isto?
    – o comércio que existia no túnel acabou por encerrar, principalmente devido à falta de segurança. São vários os túneis ao longo da Linha de Cascais que têm comércio activo, sendo os de Lisboa os únicos que não têm. O que é que a CP se propõe fazer para alterar esta situação?
    – não existe um único alarme, telefone SOS, extintor, caixa IS ou ventilação/extracção de fumos.

    Ou seja: o avançado estado de degradação, devido à falta de qualquer intervenção durante décadas, condenaria este túnel ao encerramento, não fosse a existência da Polícia Marítima e das Docas. Mas nem isso, nem o mais recente Museu do Oriente ou o único acesso pedonal ao lado oriental do Passeio de Alcântara têm sido suficientes para motivar qualquer manutenção. Não sei até se, em termos de segurança estrutural, este túnel apresenta algum perigo. Daí achar que a ‘cosmética’ pintura de pouco sirva a este túnel, se não houver previamente outras intervenções mais urgentes e prioritárias.
    Obrigado.

    • Bom dia e obrigado pelas suas questões.
      Procurando responder às questões:
      1- Estamos convictos que o terreno é municipal, mas é na do gestão do túnel que está o buzilis, dado que ainda não percebemos bem se é da Refer ou da CML. Há uns meses publicámos neste blog um artigo em que referíamos ser a Refer a principal responsável. Dias depois recebemos uma mensagem do gabinete de comunicação desta empresa dizendo que existia um antigo acordo com a CML em que seria esta a fazer a gestão e manutenção do túnel. Na moção que apresentámos na AML e que foi aprovada recomenda-se à CML o seu empenho em resolver o problema, que convenhamos, pelas palavras da APAURB não tem sido muito…Em jeito de conclusão: uma destes duas entidades, senão mesmo as duas têm a responsabilidade;
      2- A pergunta é por demais evidente e não temos resposta. Creio que podemos aproveitar esta lavagem para depois colocar com muita força o problema. E em nossa opinião, terão que ser os cidadãos ou a nova Junta, dado que a actual em Alcântara, não tem querido mexer a sério no problema, com o argumento que o terreno é na velha freguesia Prazeres ( que agora se passa a chamar Estrela), o que sendo verdade, pois aquele lado do passeio é já nos Prazeres, não pode ser visto apenas nessa perspectiva;
      3- tem toda a razão quanto ás carências que coloca e não sabemos o que possa estar a ser feito neste sentido nem pela Refer, CP ou CML. Sabemos que existe uma proposta na Lista de cidadãos que se vai candidatar á Junta (Move Alcântara) e que nós apoiamos, que vai sugerir que uma das vias da ponte (provisória desde 1972) possa ser usada em exclusivo para uso pedonal e ciclovia ( uma via que funciona nestes casos como ida e regresso, como é obvio). Não resolve a situação pois as pessoas com deficiência continuarão a não ter resposta. A solução para já seria de facto mexer na túnel a sério, para além do facto da aproximação do rio á população passava por retirem-se as barreiras existentes decorrentes do comboio. E isso é bem mais difícil….;
      4- Perante as situações que enuncia e muito bem, coloco-lhe uma pergunta: Está disponível para redigir um texto em forma de petição e vamos avançar com uma recolha de assinaturas para levar o problema ao parlamento? Eu, enquanto cidadãos acompanho-o e naturalmente que usarei também dos meus contactos para arranjarmos o maio numero possível de assinaturas. Seriamos dosi dos promotores e convidaríamos a Associação dos concessionários das docas e outros a vermos. Bastariam meia dúzia de pessoas. Colocaríamos a petição na internet, para além de o fazermos também em suporte de papel, para os comerciantes ( e não só)poderem fazer a recolha. Isto seria mais uma forma de pressão e que colocaria o problema na opinião publica. O que me diz?
      Cumprimentos
      Vitor Sarmento

      • Luis Miguel diz:

        Olá Vítor,
        Obrigado pelas suas respostas – foram bastantes esclarecedoras, quer no que toca aos contactos que já foram efectuados (e que eu desconhecia) quer na confirmação de que realmente algo urgente necessita ser feito.
        Aceito o seu desafio para elaborarmos em conjunto uma petição que vise a reabilitação deste túnel, garantindo as condições de higiene e segurança necessárias para quem o utiliza. Deixar-lhe-ei uma mensagem no Move Alcântara para contacto mais fácil.
        Obrigado e cumprimentos.

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