EMPRESA PRIVADA VAI TER EM ALCÂNTARA, O EXCLUSIVO PARA RECOLHA DE ROUPAS, LIVROS E BRINQUEDOS

contentor_frtNa reunião da Assembleia de Freguesia de Alcântara, realizada no passado dia 26 de Dezembro, foi aprovado um protocolo entre a Junta e a empresa UZARDENOVO, que tem sede em Braga, para que sejam instalados na freguesia,  20 contentores, a fim de serem recolhidos em regime de exclusividade, roupas, livros e brinquedos.

A justificação da Junta para levar por diante este protocolo, é afirmar que não tem capacidade para  tratar a quantidade de  roupa,  que é entregue regularmente no Balneário e na Junta.

Contrariamante ao que fizeram os  eleitos das restante forças politicas,  o eleito do Bloco de Esquerda não votou favoravelmente este protocolo, contentor_perfiloptando  pela  abstenção, pelos seguintes motivos:
1. O BE tinha proposto recentemente que a Junta desenvolvesse um projecto com as escolas, criando uma  bolsa de livros escolares, a partir das ofertas que se deviam iniciar desde já, para que já no  ano lectivo 2013/2014, as famílias pudessem recorrer  de forma gratuita, poupando assim algum dinheiro,  num ano que se anuncia muito difícil,  pelo roubo descarado que este governo está  a fazer aos trabalhadores, aos pensionistas e aos desempregados;

2. Tememos também pelo risco de desaparecer a oferta de roupas feita até aqui, através do balneário de Alcântara.  Teríamos preferido que a Junta criasse  um projecto de voluntariado que fizesse este tratamento de roupas e o direcionasse para as pessoas. As roupas excedentes seriam entregues a instituições  de solidariedade, por forma a que as roupas fossem sempre entregues de forma generosa a quem delas precise.

3. As contrapartidas para este protocolo são as seguintes:  a empresa vai entregar  à Junta de Freguesia dois cêntimos e meio por cada kilograma recolhido ( ou o mesmo valor em alimentos), oferecendo ainda  um computador e mil euros, no final  de cada ano.

4. Nada temos contra o projecto  que esta empresa desenvolve. Parece-nos é  que os ganhos da Junta não são expressivos  e também  as pessoas em Alcântara,  não vão ganhar. Tememos ainda que esta solução faça diminuir o caracter solidário que assumiam muitas das ofertas que eram feitas no Balneário e na Junta.

Iremos acompanhar a concretização deste projecto e naturalmente faremos ouvir a nossa voz sempre que nos pareça  justificável.

Sobre blocoalcantara

BE Alcântara
Esta entrada foi publicada em Sem categorias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s