VISITA À UNIDADE DE SAUDE FAMILIAR DAS DESCOBERTAS

O eleito do BE, Vitor Sarmento e outros cidadãos participaram num encontro de trabalho com o coordenador da Unidade de Saúde das Descobertas, Dr José Gomes.
A USF foi inaugurada  em  Novembro  de 2009, a partir dos médicos e outros técnicos que funcionavam no Centro de Saúde de Alcântara e que se voluntariaram para abraçar este  projecto .

Logo no arranque a unidade  contou com uma equipa de sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos, abrangendo  12.250 utentes, 1.241 dos quais não tinham, até ao momento, médico de família atribuído.
Apesar ter vindo a funcionar no 3º e 4º andar do Centro de saúde de Alcântara, a USF tem já obra adjudicada para a construção de novas instalações em Pedrouços, tendo como prazo o fim do ano para conclusão da obra, que conforme pudemos ver no terreno, ainda nada lá tem.

O projecto desta obra está patente desde este dia na USF. Aqui fica uma foto…

As USF são unidades operativas dos centros de saúde, com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objectivos de acessibilidade, adequação, efectividade, eficiência e qualidade e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços. Deste modo, pretende-se   melhorar os serviços de saúde prestados à população, apostando numa relação de maior proximidade com a população.

Pela visita que fizemos às instalações,  pudemos conhecer as diferenças de funcionamento entre esta unidade e o Centro de Saúde, que mantém o tradicional funcionamento no 1º e 2º andares, bem como  as repostas que estes profissionais conseguem dar   ao sistema de saúde na área de Alcântara e Belém.

Com um conjunto de incentivos dados pelo orçamento do Ministério da Saúde a estas Unidades e a todos os técnicos de saúde que nelas exercem actividade , percebemos que também lhes são exigidos mais  o rigor e maior disponibilidade, em particular para com os utentes.

Pudemos também conhecer as preocupações  do Dr José Gomes com a comunidade, muito em especial com os mais idosos, tendo-se ele congratulado pelo facto de tudo indicar que poderá finalmente dar inicio em breve o funcionamento da Comissão Social de Alcântara, onde a conjugação de esforços de várias entidades, (em que a USF também se insere)  poderá vir  a dar mais e melhores respostas no acompanhamento e apoio aos idosos e em particular aos que vivem sós.

Achámos curioso o facto deste coordenador nos ter dito que não  conhecia a Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara. Quanto a nós, a Sra Presidente já deveria ter tomado a iniciativa de conhecer de perto esta unidade de saúde.

Registamos assim a hipocrisia da Junta,  que  praticamente nada fez para cumprir o objectivo aprovado no Plano de Actividades de 2011 de criar durante esse ano  a Comissão Social da freguesia.
Durante um ano dada fez e no Plano de Actividades para 2012, a maioria que gere a Junta de Freguesia voltou a aprovar a inclusão deste objectivo….

About these ads

Sobre blocoalcantara

BE Alcântara
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s